Turismo em Pouso Alegre (MG)

A cidade foi declarada por Lei Estadual estância hidromineral, localiza-se exatamente no centro das demais estâncias regionais, em um semi-círculo que começa em Poços de Caldas e fecha no circuito das águas de Minas. Está próxima do Lago de Furnas e tem acesso fácil às cidades históricas de Minas Gerais e ao litoral norte de São Paulo.

A divisa do Sul de Minas com São Paulo é definida pelo contorno das “terras altas da mantiqueira” onde começa a se desenvolver o eco-turismo. Além do mais, é receptiva e acolhedora na absorção dos novos moradores, reafirmando a tradicional hospitalidade mineira. E tudo isso em um exuberante cenário geográfico, natural e bem preservado.


PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS


Mercadão Municipal

Ponto de encontro de antigos e novos moradores de Pouso Alegre, o "Mercadão" deixou de ser apenas um lugar para as compras e se tornou um relaxante e descontraído ambiente de bate-papos e degustação de iguarias da culinária de Pouso Alegre e região.
Completa 116 anos e os produtos ali encontrados são diversos: roupas, sapatos, bolsas, eletrônicos, doces, queijos, salgados, bebidas, o tradicional fumo de rolo, bebidas, pastel de farinha de milho, frutas, verduras e também um açougue completo.

Localização: Av. Duque de Caxias, Centro da Cidade.




Centro da Cidade

Catedral Metropolitana, barracas de Pastel de Milho (Bem tombado pelo Patrimônio Imaterial Municipal), Avenida Dr. Lisboa com variado comércio de lojas, Fonte Luminosa construída em 1935, pioneira na região.

Localização: Praça Senador José Bento, Centro.




Catedral Metropolitana


Símbolo máximo da religiosidade pouso-alegrense, um dos mais conhecidos cartões postais do município. Os vitrais e a arquitetura grandiosa tornaram a Catedral fonte inspiradora de artistas plásticos de toda a região.

Localização: Praça Senador José Bento, Centro.





Registros de fotos, documentos, livros e objetos datados há mais de um século, todos possuindo grande valor histórico e marcantes da vida de Pouso Alegre.





Construído em meados de 1875, o Teatro Municipal é o maior palco de artes cênicas, culturais e musicais do município. Em 1999 foi restaurado e reformado em 2016. Por se tratar de uma obra centenária, tornou-se um dos grandes ícones da cultura pouso-alegrense.





Exposição de pintura e escultura durante todo o ano, com obras de artistas das mais diversas tendências, passagem obrigatória dos apreciadores de artes.






Um centro de pesquisa e cultura integrada que oferece aos usuários acesso ao conhecimento e à informação como forma de apoio à educação e ao desenvolvimento pessoal.
Dotada de vários ambientes, possibilita, além da pesquisa ao acervo, acesso à internet via wifi, inclusive com fácil acesso a tomadas.
No mesmo prédio também está alocada a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e eventualmente no local são realizados encontros de Coletivos Sociais e Culturais.





Centro musical de ensino gratuito de diversos instrumentos com nível de formação técnica, une a comunidade artística da região, promovendo constantemente atividades culturais.
O prédio do CEMPA, situado no antigo Colégio Santa Dorotéia, bem no centro de Pouso Alegre, tem uma arquitetura majestosa com marcas do passado das freiras Doroteias. É um dos patrimônios tombados pelo município.




Feira de Artesanato - APA

A Associação Pouso-alegrense de Artesanato realiza todas as sextas, sábados e feriados a Feira de Artesanato, com grande variedade de produtos como bijuterias e acessórios, doces caseiros, bombons e trufas, fuxico, bordados diversos, bolsas, comidas mineiras, oratórios, biscuit, pintura em tecido, lingerie customizada, camisetas temáticas de Pouso Alegre, chinelos, roupas, tortas e confeitaria, velas, sabonetes, artigos cosméticos, tricô, crochê, bonecas de pano, pirografia em madeira, brinquedos de madeira, quadros, etc.

Localização: Praça Senador José Bento, Centro.




Fonte Luminosa

Inaugurada em 1935, foi pioneira na região. Reparada em 1998, hoje funciona eventualmente.

Localização: Praça Senador José Bento, Centro.




Fontanário Machado

Fontanário de água Mineral, localizado em uma área de proteção ambiental, no Bairro Colinas de Santa Bárbara. Foi inaugurada em novembro de 1998 e em setembro de 2002 passou por uma reestruturação ficando mais moderna e de fácil acesso.



_____________________________________________________
Fontes:
Magda Sads, Secretaria de Cultura e Turismo de Pouso Alegre,
Portal de Turismo, www.ferias.tur.br


2 Comentários

gostei muito da feira de artezanato so faltou a tercelagém de tear

Pena que e uma cidade tao feia, na parte visual. A prefeitura nao faz vista grossa com essa banalizacao de propaganda que as lojas fazem colcoando anuncios de qualquer forma e tamanho sempre exagerado. Passeios esburacados, falta de arvores...uma pena.

Postar um comentário