Sobre o portal Cultura PA

Portal Cultural de Pouso Alegre é um espaço online e aberto, que divulga as diferentes manifestações culturais, apresentações, eventos e publicações artísticas da cidade de Pouso Alegre, MG.

Além de divulgar os eventos culturais, há também o catálogo dos artistas e dos produtos culturais da cidade, rádio online, e mais!


Propostas:
  • Divulgar os eventos culturais e produções artísticas em Pouso Alegre;
  • Proporcionar reconhecimento e a valorização dos artistas locais;
  • Aproximar os diferentes grupos e agentes culturais;
  • Incentivar a participação da população nos eventos artísticos;
  • Proporcionar espaço aberto e gratuito de publicação cultural;
  • Fomentar a memória cultural da cidade.

Para participar envie informações sobre sua arte, perfil artístico, evento cultural, fotos e links, e faça parte deste espaço que está aberto para divulgar todo conteúdo de caráter cultural que seja realizado na cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais!

Gestão: (a)gente.





Portal Cultural e Artístico de Pouso Alegre


O portal Cultura de Pouso Alegre tem como missão promover a produção artística e as manifestações culturais da cidade de Pouso Alegre (Minas Gerais), por meio da divulgação de eventos, dos produtos artísticos e mapeamento dos artistas e agentes culturais locais.

Reconhecendo o potencial artístico da cidade de Pouso Alegre, que possui TeatroConservatórioGaleria de Artes, e Museu, acredita-se na importância de valorizar a cultura local como um bem coletivo, como uma ferramenta de identificação de um povo e de emancipação.

O site constitui um catálogo dos artistas e produtos culturais da cidade, num processo em constante desenvolvimento. Todo conteúdo publicado é compartilhado nas redes sociais Facebook Google+. Possui também um canal no YouTube com vídeos relacionados a cultura local para promover canções dos músicos, bandas locais e outros trabalhos artísticos.

Numa plataforma multimídia de comunicação constantemente atualizada, o portal se tornou referência e a principal ferramenta de pesquisa cultural dos moradores de Pouso Alegre e região.

Histórico

Com a intenção de divulgar os artistas e as produções culturais de Pouso Alegre, em maio de 2007 foi criada uma página na rede Multiply, entitulada "Arte de Pouso Alegre", como um projeto piloto que serviu como experiência.

Em agosto de 2009, iniciou-se como um modesto blog para divulgar os eventos culturais e os artistas de Pouso Alegre de maneira aberta e democrática, incentivando a participação da sociedade cultural. Neste momento já se percebeu a necessidade da divulgação dos eventos que acabaram se tornando uma atração para os visitantes.

Após a elaboração e aprovação de um projeto pela Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Pouso Alegre, no ano de 2010, recebeu investimentos para desenvolver serviços de manutenção do site (webdesginer, jornalista, publicitária e material de divulgação em rádio e jornal).

Concluída esta primeira fase, em 2011, foram estabelecidas parcerias com outros meios de comunicação e dispositivos culturais da cidade e região, isso possibilitou maior visibilidade e credibilidade ao trabalho.

Atualmente, conta com colaboradores, artistas, agentes culturais e interessados em promover a cultura da cidade, promovendo a contribuição no aspecto criativo e também na divulgação de conteúdos.

Realizações

Em 2011, o Cultura PA, em parceria com o estúdio Toledo & Toledo, proporcionou cinco horas para gravação, mixagem e masterização profissional das músicas autorais de seis músicos e bandas da cidade. Este projeto será concluído no ano de 2012 com a prensagem do CD com as faixas finalizadas e a realização de uma apresentação de lançamento no Teatro Municipal.

O portal apoia e colabora com a realização de eventos culturais e debates que promovem a diversidade cultural local, tendo participado e/ou colaborado nos eventos: 6º Fórum Sul Mineiro de Cultura, Grito Rock Pouso Alegre 2012, 1º Debate e Festival de Música Livre em Pouso Alegre e 1º Festival de Poesia do Senac Pouso Alegre.

Além disso, é parceiro dos principais grupos de produção cultural da cidade, entre eles a Associação de Skate e Hip Hop de Pouso Alegre (ASHPA), o Núcleo Artenativo de Pesquisas em Arte (NAPA), a Associação de Cultura e Artes José Antônio Lobo (ACAJAL), o Foto Clube de Pouso Alegre, o Coletivo Estúdio, entre outros.


Postar um comentário